Sobre

  1.  Onde começou tudo isso?

Born to be wildA gente é apaixonado por universidades e empreendedorismo. Muitas vezes, vemos que a universidade é um super ambiente para promovermos muitas ações de impacto social e econômico, mas isso é desperdiçado. A ideia do Lemon então é suprir esta lacuna. Em outras palavras, o Lemon existe pois acredita que o jovem universitário tem um alto potencial de impacto social e econômico.

Tá… mas para fazermos isso a gente tem que começar de algum ponto, né? Quais as ferramentas que iremos usar? Acreditamos muito que o empreendedorismo emancipa as pessoas, que ele empodera as pessoas. Então, tratamos de empreendedorismo. Mas o que é empreendedorismo? Empreendedorismo para a gente é exploração de oportunidade. Empreendedorismo não se resume a abrir um negócio e, pelamordeDeus, não é antônimo de serviço público. Você pode muito bem ser um empreendedor público!

Tá, o Lemon trabalha para suprir uma lacuna, conversa sobre exploração de oportunidades e isso empodera as pessoas! Mas o que é o Lemon no final das contas? O Lemon foi inspirado nos clubes dos EUA. Aqui no Brasil existe o movimento das ligas universitárias que têm ganhado força por meio da Coligação (fazemos parte deste protagonismo!).  Assim, o Lemon é uma liga universitária que trabalha sobre dois eixos: desenvolvimento da cultura empreendedora e a potencialização do desenvolvimento de negócios.

Alguns elementos são muito importantes para a gente. O primeiro deles é a diversidade! Adoramos diversidade, pois isso gera inovação! Além disso, gostamos muito de redes! Conectar a vários parceiros é algo que realmente faz a diferença para todos nós.Também somos totalmente orientados à ação, afinal de contas, mimimi não gera xp! E temos muito orgulho de todo o caminhar que já trilhamos, pois estamos fazendo história na nossa universidade, a UFG. Todos os dias desafio fodas são superados!

  1. Visão, Missão e Valores

Já dizia um professor de Estratégia: “a visão é onde vocês querem chegar”. Logo, nossa visão é:

Contribuir para a formação de empreendedores na sociedade Goiana.Lemonzinho-Jedi

A missão é a essência, o propósito da organização. A nossa é:

Empoderar novos universitários com as ferramentas de empreendedorismo e inovação para serem agentes de transformação da sociedade e economia.

Compartilhamos de alguns valores que guiam todas as nossas atividades. Sendo estas:

  •         ”Sangue nos zói”
  •         Compromisso
  •         Protagonismo
  •         Orgulho de ser Lemon
  •         Diversidade
  •         Conectividade

 

  1. Estrutura Organizacional

Pretendemos ser uma organização nova, inovadora. Para isso, pesquisando sobre como modelar uma estrutura que carregue estes valores, encontramos que alguns elementos são importantes: horizontalidade, flexibilidade, equipes multifuncionais e autogeridas, maior fluxo de informação e conhecimento, desenvolvimento contínuo de habilidades e competências. E, sim, estas são alguns elementos que a gente quer imprimir no Lemon.

No Lemon temos projetos e processos.

Projetos são esforços que possuem fim. Já os processos estão continuamente acontecendo e são de responsabilidade de alguns núcleos. Por exemplo, há processos de marketing que devem sempre acontecer, como monitoramento de redes sociais, produção de conteúdo e outros.

Todas as pessoas estão alocadas em diferentes núcleos, mas quando pinta um projeto, equipes são criadas para executar da melhor forma possível.